Uso de Dados na Gestão Pública
Vivemos a era dos dados! A tomada de decisão baseada neste ativo é um dos processos mais fomentados nos últimos anos no ecossistema de gestão. Isso porque o aumento do poder de processamento dos computadores tornou viável armazenar e analisar uma quantidade massiva de informações.
Em tempos de crise, torna-se ainda mais evidente o poder estratégico da tomada de decisão baseada em dados. E, mesmo sem um cenário de crise, governos do mundo inteiro lidam todos os dias com problemas complexos e diversos, que afetam diretamente a vida das pessoas. Os desafios envolvem aperfeiçoar processos para entregar melhores serviços públicos, alocar recursos e responder efetivamente às crises. Cada vez mais, esses governos têm usado evidências coletadas a partir de grandes quantidades de dados para tomar decisões estratégicas.
No Ceará, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado tem trabalhado para promover a aceleração da Transformação Digital e fomentar o aculturamento de dados entre gestores públicos.
Entre as soluções desenvolvidas pelo Estado, com o apoio do Íris, em meio à pandemia da COVID-19, está um algoritmo de inteligência artificial integrado à plataforma de teleatendimento Plantão Coronavírus. Ele é capaz de capturar sintomas, bem como processar e monitorar informações de forma automática, ágil e confiável. Todo esse processo de entendimento dos padrões da doença seria inviável se feito manualmente, dada a corrida contra o tempo na busca por sintomas recorrentes da COVID-19.
A integração de diversas bases de dados de indicadores sociais é outra iniciativa em andamento. Por meio desse projeto, será possível identificar os pontos de complexidade que envolvem a população vulnerável (pessoas em condições sociais, culturais, políticas, étnicas, econômicas, educacionais e de saúde abaixo do ideal para seu desenvolvimento), assim como mulheres em situação de violência ou crianças que sofrem algum tipo de abuso.
Acreditamos que à medida que os governos passam a compartilhar e integrar dados de forma mais consistente e implementar métodos analíticos avançados, os resultados e as soluções no serviço público se tornam mais amplos. A análise de dados melhora a entrega, a eficiência e a eficácia de serviços, ajudando a resolver problemas sociais complexos.
Artigo escrito por: Marianna Gonçalves, gerente de produto do Íris