(Re)imaginar e construir futuros possíveis: Semana de Inovação 2020

De 2020, levaremos os momentos que nos nutriram de esperanças

Não foi à toa que a cidade virtual da Semana de Inovação 2020 se chamou “entrelugar”. Segundo a organização do evento, este “é um espaço de transição entre o que fomos até agora e o que podemos ser daqui em diante”.

Para o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, estimular a cultura de inovação implica colaborar para a construção de futuros possíveis que transformem o setor público. Este artigo conta um pouco dessa imersão. Chega mais ;)

Sobre a Semana de Inovação 2020

O maior evento de inovação em governo da América Latina aconteceu entre 16 e 19 de novembro e reuniu cerca de 20 mil pessoas em palestras, oficinas, cursos e outras atrações.

A Semana de Inovação foi realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério da Economia, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Faculdade LatinoAmericana de Ciências Sociais (Flacso), com o apoio e a participação de diversas instituições do Governo Federal, além de organismos internacionais, grupos da sociedade civil, e representantes do setor privado.

E é claro que o Íris não ficou de fora, né?!

A escolha dos temas: Linguagem Simples, Direito Visual e Liderança Feminina no Setor Público

O laboratório participou de oficinas e palestras com os seguintes temas: Linguagem Simples, Direito Visual e Liderança Feminina no Setor Público. Cada um deles com um formato diferente, afinal, experimentar e testar está no nosso DNA! ;D

O Íris já realiza oficinas de Linguagem Simples em diferentes modelos. Porém, para a Semana de Inovação, em cooperação com um grupo de outras organizações que hoje estão cocriando a Rede Linguagem Simples Brasil (fica a dica aí da novidade de 2021!) :D

Direito Visual (ou Visual Law) é um tema novo na agenda da inovação jurídica e que o Íris já abraçou! A primeira oficina do laboratório sobre o tema aconteceu durante o evento — será que ficamos empolgadas(os)? Rsrs

E como não falar sobre a importância de apoiarmos mulheres em cargos de liderança no setor público? Em um ano de tantos exemplos de firmes atuações femininas na condução de crises globais, esse tema é para ontem!

Preparativos: construção das atividades

Com os temas definidos e enviados para aprovação, chegou a hora imaginar como seria esse tal entrelugar. O que isso significava na prática? Eram várias as perguntas, mas a equipe da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que estava no comando, além de muito competente, era também muito atenciosa e dedicada.

De nossa parte, tratamos de planejar, replanejar, pedir opiniões e.. não menos importante e nem menos trabalhoso: testar! Sim: é muito importante testar o formato, as ferramentas, os tempos, se as pessoas estão confortáveis e — principalmente — coletar e acolher os feedbacks que surgem nesses testes ;)

Fácil? Não mesmo! Mas, como diz um dos princípios de Governo Digital do governo britânico: “Faça o trabalho duro para deixá-lo simples” (“Do the hard work to make it simple”). E assim fomos…

Durante a Semana de Inovação 2020

Dia 17/11 — Oficina Linguagem Simples Mão na Massa!
Nesta oficina, foi apresentada a técnica da Linguagem Simples e como usá-la no dia a dia a partir de exercícios de diagnóstico e reescrita de texto. A equipe do Íris foi facilitadora, juntamente com Heloisa Fischer, jornalista e especialista em Linguagem Simples no Brasil (atua com o tema desde 2016), e as equipes do Departamento de Experiência do Usuário — Secretaria de Governo Digital (Ministério da Economia) e do (011).lab — Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo.

Assista aqui: https://youtu.be/9PAB3i4NFSg

Dia 17/11 — Roda de Conversa Mulheres Líderes no Setor Público: visões de 7 mulheres líderes no Brasil
Neste evento, as convidadas se revezaram respondendo perguntas sobre o impacto das mulheres em cargos de liderança na gestão pública; as interseccionalidades, os desafios e as conquistas; e os impactos da diversidade e a representatividade das mulheres no setor público.

Além disso, trataram sobre as redes de apoio, sobre os impactos da pandemia na dupla jornada das profissionais públicas que são mães e sobre o papel da inovação como elemento impulsionador em relação às mulheres nos espaços de liderança.

Assista aqui: https://youtu.be/6MzK8f_BxgI

Dia 19/11 — Direito Visual: o que é e como aplicar?
O conceito de Direito Visual foi apresentado e, divididas(os) em grupos, as(os) participantes realizaram uma atividade prática aplicando essa técnica. A equipe de facilitadoras(es) foi composta por seis integrantes do time Íris e contou com a participação especial do Wilmar Dias, usuário em tempo real do Direito Visual.

Assista aqui: https://youtu.be/5fgljbKCIJc

Resultados

#Oficina Linguagem Simples Mão na Massa!

104 participantes

9.78 foi a nota média das(os) participantes

O que foi bom na visão das(os) participantes:

“A possibilidade de praticar o aprendizado teórico.”

“A interatividade da proposta, promovendo, inclusive, um momento para aplicarmos a teoria apresentada.”

“Temática muito importante e pertinente. Há muito o que se evoluir na comunicação com os cidadãos”

#Roda de Conversa Mulheres Líderes no Setor Público: visões de 7 mulheres líderes no Brasil

141 participantes

9.83 foi a nota média das(os) participantes

O que foi bom na visão das(os) participantes:

“Ter contato com mulheres líderes e ver que os desafios delas são parecidos com os meus, me senti empoderada!”

“A troca de experiências e as discussões sobre interseccionalidade, a visão feminista da gestão pública!”

“Falar sobre respeito, sobre racismo”

Ideia destaque: “Dar continuidade à conversa, no futuro, via grupo ou roda de conversa, mas com mentoria das organizadoras”

E não parou por aí: durante o evento, as participantes criaram um grupo no Telegram para darem continuidade às trocas e discussões!

#Oficina Direito Visual: o que é e como aplicar?

44 participantes

9.63 foi a nota média das(os) participantes

O que foi bom na visão das(os) participantes:

“Aprender a usar a comunicação visual”

“A parte prática foi bem legal. Ter trazido o usuário do texto final para dar o feedback foi uma ideia muito massa!”

“Super participação de todos, com dinâmica motivadora e resultado comparativo de grupos muito aberto a comentários (excelente aprendizado!)”

Para o Íris LabGov, inovar se faz em colaboração e por isso fica aqui o agradecimento a todas(os) as(os) envolvidas(os) nesse projeto: palestrantes, embaixadoras(es) e equipe organizadora da ENAP e à nossa rede incrível que nos inspira diariamente.

Vocês nos dão esperança — e a certeza — de que mudanças positivas são possíveis no setor público :D

Para quem esteve presente conosco, nosso muito obrigada!

Se não foi possível, salva com carinho para assistir quando bater aquele momento #cadêinspiração. Ou dê isso de presente para você mesma(o) de final de ano #vocêmerece

Ah! Compartilhe este artigo com pessoas que você acha que gostariam de receber esse conteúdo ;)

Em 2021, seguimos juntas(os)! Vamos transformar, inovar e brilhar!

Cuide-se 😷💙🧿

Governo do Estado do Ceará